Vida Saudável


Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico conceitual. Neste sentido é fundamental resgatar estas práticas bem como estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis regionais (como legumes, verduras e frutas), sempre levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos relacionados às práticas alimentares.

Adotar uma alimentação saudável previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida. Alguns alimentos que auxiliam as defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequência: frutas,verduras,legumes e cereais integrais contém vitaminas,fibras e outros compostos.

Os bons hábitos alimentares vão funcionar como fator protetor se forem adquiridos ao longo da vida. Nesse aspecto devem ser valorizados e incentivados antigos hábitos alimentares do brasileiro, como o consumo de arroz com feijão.
Uma alimentação saudável deve significar prazer e saúde. O enforque deve ser sobre alimentos produzidos na região, in natura e que possuam alto valor nutritivo. Os principais são:
  • Cereais, raízes e tubérculos: São ricos em carboidrato complexo que fornece energia para realizar as atividades do dia a dia e atividades físicas. Por isso, devem ser consumidos em maior quantidade todo dia.
  • Frutas, verduras e legumes: São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Mantendo a saúde e o bom funcionamento do organismo, devendo ser consumidos em grande quantidade durante o dia.
  • Leguminosas: Ricos em proteínas vegetais, ferro e fibras. Mas, exigem atenção quando forem consumidos, devendo ser em menor quantidade que os anteriores.
  • Alimentos de origem animal: Esses também precisam ser ingeridos em menor quantidade. São alimentos ricos em cálcio e proteínas, essenciais para a manutenção da saúde, fortalecimento, crescimento e formação de pele, unhas, cabelo, dentes e ossos.
As principais recomendações dadas por nutricionistas para uma alimentação saudável, são:

1ª) Varie a dieta, pois um maior número de nutrientes serão fornecidos ao organismo. 

2ª) Procure alimentar-se em ambiente tranqüilo, calmo e evitando o estresse.

3ª) Faça 6 refeições por dia, tente respeitar os horários.

4ª) Coma devagar, mastigando bem os alimentos.

5ª) Ingira líquidos, em forma de água e chá, entre 2 e 3 litros por dia.

6ª) Ingira 5 ou mais porções de frutas ou legumes por dia.

7ª) Regule seu relógio biológico, isto normaliza o trânsito intestinal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário